Um paraíso para observação de pássaros

Abrigando mais de 435 espécies já registradas, Cachoeiras de Macacu é um dos lugares mais interessantes do Rio de Janeiro para os amantes da observação de pássaros, já que o município abriga mais de 60% das espécies que ocorrem no estado.

Com sua natureza exuberante e protegida pelo PETP – Parque Estadual dos Três Picos e pela REGUA – Reserva Ecológica de Guapiaçu, Cachoeiras de Macacu possui tudo o que você precisa para uma deliciosa expedição de observação de aves.

E foi isso que o Leandro Rios, nosso hóspede aqui na Tekoá Indiana veio fazer e se maravilhou com tudo que encontrou. Confira abaixo a entrevista que fizemos com ele e os links mais interessantes que ele indicou para quem quer se aventurar na observação de pássaros.

Reserve agora a sua suíte na Tekoá Indiana e venha se deslumbrar com as cores, formas e cantos dos nossos pássaros!

Links interessantes:

Álbum com aves de Cachoeiras de Macacu, fotografadas pelo Leandro

WikiAves, a maior comunidade de observadores de aves do Brasil

“Na Tekoá pode-se observar algumas espécies de beija-flores, como o rajado e o topetinho-vermelho. Vale destacar que a pousada está bem próxima da sede do PETP, num bairro em que o observador poderá andar livremente para observar diversas espécies praticamente o dia todo.”

Leandro Rios


Quais as principais aves que conseguimos observar em Cachoeiras de Macacu? Destas, quais as mais notáveis, que mereçam um destaque?

Cachoeiras de Macacu (CM) tem 435 espécies registradas no WikiAves, ocupando a 5ª posição no Estado. Se formos comparar com o número de espécies do Estado (na mesma plataforma), Cachoeiras de Macacu tem pouco mais de 61% das espécies que ocorrem no RJ.

Sobre as aves a serem observadas na cidade, vale destacar as endêmicas da Mata Atlântica, como o cambada-de-chaves, o dituí, o tangarazinho, saíra-sete-cores, tangará, o pixoxó (em estado vulnerável de conservação, difícil de ser avistado), dentre outras.

Coruja-preta e murucututu-de-barriga-amarela têm boa distribuição, costumam atrair observadores e não são difíceis de observar em CM. Outra ave noturna, esta sim um bom diferencial para a cidade, é o urutau-pardo, pois é bem restrito, no RJ só em Itatiaia tem mais registros.

Tucano-de-bico-preto, araçari-poca são bichos lindos e não são difíceis de observar na cidade.

A catirumbava não é uma ave que chama a atenção, porém, a concorrência é bem restrita e por isso atrai os passarinheiros. Costuma frequentar comedouros com frutas, muito provável que apareça aí mesmo na pousada, já que está presente na sede do PETP.

Para a pousada, além de colocar comedouro com frutas para ver o que aparece, o grande destaque mesmo são os beija-flores, logo, bebedouros devem atrair bastante, visto que há registro de 18 espécies na cidade, sendo que já vi na pousada o lindíssimo topetinho-vermelho, menor beija-flor do Brasil, também o beija-flor-rajado e o beija-flor-rubi, ambos de distribuição bem restrita.

Existe uma época melhor para observação em Cachoeiras de Macacu? Quais as principais dicas para quem quiser fazer as observações na região?

As aves tem seu tempo para aparecer, algumas estão aí o tempo todo. No inverno chove menos e tem espécies como o gaturamo-bandeira, o barbudo-rajado, dentre outras, na primavera e no verão a chuva costuma atrapalhar um pouco, porém, é época boa para beija-flores. Enfim, qualquer época do ano tem aves para observar.

Como você se interessou por isso e o que é preciso para se tornar um observador de pássaros?

Por volta dos vinte e poucos anos, eu queria catalogar as aves da cidade onde eu morava, mas isso ficou adormecido e quase 20 anos depois comprei uma câmera e comecei a passarinhar, coisa que meu irmão mais novo tinha iniciado alguns anos antes. Para observar aves não precisa de nada além da atenção, ver o que tem ao redor e pesquisar para conhecer as espécies em lugares como o app Merlin e o site WikiAves. Porém, depois que começa, você passa a querer ir além, comprando equipamentos fotográficos, binóculos e outras coisinhas mais.

Quais as principais vantagens de se hospedar na Tekoá para observar os pássaros

Na Tekoá pode-se observar algumas espécies de beija-flores, como o rajado e o topetinho-vermelho, as aves frugívoras que poderão ser atraídas com comedouros ainda requer a experiência de atração, mas, muito provável que o catirumbava apareça. Outro diferencial que vale destacar é o local onde a pousada está inserida, um bairro que o observador poderá andar livremente para observar diversas espécies praticamente o dia todo, além de estar bem próximo da sede do PETP.

Reserve agora a sua suíte na Tekoá Indiana e venha se deslumbrar com as cores, formas e cantos dos nossos pássaros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima